Historial

A Associação Social e Cultural da Freguesia de Britelo foi fundada em dezembro do ano 2000, por um grupo de 25 pessoas, sendo o principal objetivo desta união, responder aos problemas sociais destacados tanto na freguesia de Britelo, como na freguesia de Lindoso, dado o envelhecimento e isolamento social da população que se verificava.

Assim, após várias reuniões, foi em 2004 que se contratou a primeira equipa para laborar na Instituição, 3 colaboradoras, delas, uma cozinheira e duas ajudantes de ação direta, dando assim início à resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.

Hoje, além do Serviço de Apoio Domiciliário, a ASCFBRITELO dinamiza mensalmente, atividades onde pretende envolver os seus clientes, amigos, familiares, colaboradores e direção com o intuito de aproximar todas as partes e promover momentos de convívio entre todos, sendo também foco da Instituição que, nestas atividades, o cliente explore e adquire conhecimentos para um envelhecimento ativo e saudável.

Para esta Associação, cada cliente é um cliente e como tal, cada um é diferente do outro, e por isso todo o nosso serviço é individualizado e adaptado a cada um deles.

O nosso público-alvo encontra-se na sua grande maioria no escalão etário acima dos 65 anos de idade, no entanto, dados os problemas sociais que se destacam no concelho de Ponte da Barca, nomeadamente, alcoolismo, psiquiatria e isolamento social, também temos clientes muito jovens, podendo considerar que prestamos serviços a pessoas entre os 49 e os 95 anos de idade.

De forma a combater a solidão e o isolamento social, damos ainda possibilidade aos clientes de estarem na nossa sede social alguns dias, sempre a combinar, para que possam partilhar um pouco dos seus saberes e proporcionar momentos de convívio.

Além de todos os serviços associados ao SAD; também faz parte da Rota da Direção Técnica desta Instituição, visitar, mensalmente, todos os seus clientes, passando pelas suas casas, avaliando novas necessidades. Com estas visitas pretende-se também estabelecer laços de proximidade com os clientes, avaliar os serviços da Instituição, perceber quais as suas angústias e também fazer uma pequena avaliação do seu estado de saúde através da medição das Tensões Arteriais, Glicemia, temperaturas, pulsações, etc. trabalhando assim na prevenção das doenças associadas a este público.

Com o passar dos anos, os serviços solicitados foram aumentando e a equipa também, hoje constituída por 8 colaboradoras. Hoje, esta Associação permite ainda aos seus sócios terem acesso a alguns serviços pontuais, tais como, refeições casuais, transportes a consultas médicas, aquisição e organização de medicamentos e ainda a participação em algumas atividades associativas, sendo que nas grandes atividades da Associação, nomeadamente, comemoração de algumas datas específicas, esta Associação abre as portas a toda a população.